3 de novembro de 2014

Resenha: Extraordinário – R. J. Palacio

     August Pullman é um garotinho de apenas nove anos, mas que infelizmente não é tão normal assim. O pequeno Auggie nasceu com uma deformidade no rosto, e a causa disso ainda é incerta, mas com apenas nove anos o garoto já passou por 27 cirurgias e assim foi melhorando mesmo que pouco a sua aparência.
     Por esse motivo Auggie nunca foi à escola, sua mãe lhe ensinava tudo de que ele precisava em casa. Mas um dia os pais de Auggie decidiram que seria bom para ele interagir e conviver com crianças de sua idade, e assim vão a escola do bairro, lá o garoto é apresentado para 3 outras crianças, Jack Will, Julian e Charlotte, as crianças de inicio ficam um pouco assustadas e desviam o olhar rapidamente, mas Auggie já está acostumado a isso.
     Depois que Auggie e sua mãe vão para casa, ele decide que não custa tentar, afinal são só crianças que mal poderiam lhe fazer? Quando as aulas começam, Auggie tenta passar despercebido, o que se torna impossível, mas acaba fazendo alguns amigos, Summer e Jack Will.
     Depois de alguns dias todos já estão acostumados com sua aparência, mas mesmo assim ele ainda sofre preconceito por parte de uma turminha da sua sala.  Mas com a ajuda de seus amigos, ele consegue sempre seguir em frente. Até que o Halloween chega, e Auggie ouve uma coisa inesperada vinda da boca de uma pessoa inesperada, e ao ouvir isso ele some sem ser visto.
     Com o passar dos dias, tudo volta ao normal e Auggie sai em um passeio com a escola, lá ele brinca se diverte muito. Mas também acontece um pequeno e perigoso imprevisto, que sem a ajuda dos amigos Auggie não poderia enfrentar. Quando volta para casa ele conta tudo aos pais, e a irmã Via (apelido de Olivia), todos ficam impressionados com a história.
     Alguns dias depois já é a formatura do Quinto Ano, e Auggie está feliz, não só por estar se formando, mas por ter feito amizades maravilhosas independentes da aparecia, ter vivido com uma criança normal, e no final Auggie é surpreendido completamente.


     O livro Extraordinário, é um livro maravilhoso, te faz refletir sobre tudo, te faz agradecer tudo que você é tudo que você possui. Esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas, TODAS, sem exceção. A história do pequeno Auggie é impressionante, e se ele morasse perto de mim, eu adoraria ser amiga dele, e garanto que você também. 


                                           Beijos, Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário