24 de setembro de 2016

RESENHA: Mosquitolândia – David Arnold



O livro nos conta a história de Mary Íris Malone, ou melhor MIM Malone, uma adolescente de dezesseis anos que não está nada bem. Após o divórcio abrupto de seus pais, uma cegueira mantida em segredo por dois anos, uma madrasta e o sumiço da mãe quem é que poderia ficar bem?
Quando Mim descobre acidentalmente que sua mãe está doente e que o pai e a madrasta não querem que ela saiba a primeira coisa que a menina faz é voltar correndo para casa, pegar itens essenciais para uma viagem e ir de ônibus para Cleveland, Ohio.
Mim precisa fugir da Mosquitolândia, ou melhor, Mississipi aquele lugar não é seu lar, afinal, sua mãe não está lá. Depois de comprar a passagem de ônibus, o que mim não esperava era passar por tantos acontecimentos malucos, conhecer pessoas estranhas e outras malucas e reconfortantes. Quando a Mim acha um punhado de cartas de sua mãe escondidas na lata de café que roubou de Kathy, sua madrasta, a menina enlouquece. Como aquela mulher teve coragem de afasta-las? Quem ela pensava que era?
Depois de vários infortúnios, como um Homem de Poncho assustador e um caminhão capotado, Mim conhece Walt, um garoto com Síndrome de Down, que mostra a ela a beleza das pequenas coisas e conhece também Beck, o grande amor de sua vida, ou o famigerado Crush do Ônibus.
Junto com esses dois e uma caminhonete azul, batizada de Tio Phil, Mim parte em busca de sua mãe. Mas é surpreendia por seu pai e sua madrasta quando estes a encontram e contam-lhe toda a verdade nunca dita. Será que Mim consegue aguentar tudo que ouvirá? Por que como ela mesma disse "ás vezes, uma coisa só tem validade depois que é dita em voz alta".

O livro é narrado em primeira pessoa, e ainda conta com cartas que Mim escreve para Isabel. É sem sombra de dúvidas um livro doce e ao mesmo tempo audacioso sobre como tudo é efêmero, sobre onde é o nosso verdadeiro lar, sobre amor e sobre família. Um livro reflexivo e completamente verdadeiro.



Beijos, Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário