27 de março de 2016

Resenha: A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

     O livro é divido em duas partes, na primeira o público é introduzido à vida de Sophie Lefréve, uma jovem francesa que está passando por uma época de trevas, já que seu marido Édouard foi convocado para lutar no Front contra os alemães.
     A única coisa que ele deixou para Sophie e que ainda a alegra imensamente é um quadro que ele pintou dela “A garota que você deixou para trás”, a primeira vista, o quadro pode parecer um pouco estranho, mas para Sophie seu marido era um artista a frente de seu tempo, ele retratava o que as pessoas tentavam esconder, a Alma.
     Como se a vida de Sophie já não estivesse ruim o bastante, um novo Kommandant chega a cidade, este, porém mostra-se astuto e muito observador. Com o tempo os dois vão criando certo vínculo. Quando Sophie percebe que tem um pouco da confiança do Kommandant, ela arrisca-se para tentar salvar seu tão amado marido, nem que para isso ela tenha que se despedir de seu maior bem.
     Mas o plano de Sophie acaba saindo dos conformes, e tudo vai por água abaixo. E é nesse momento que somos transportados para anos depois, para a pacata vida de Liv Halston, uma jovem viúva e que é agora a nova dona do “A garota que você deixou para trás”, que ganhara de presente de David, seu falecido marido.
     Pouco tempo depois somos introduzidos a vida de Paul McCaferthy, um advogado que trabalha restituindo obras roubadas nas guerras a seus devidos donos ou famílias. O caso mais recente que ele está enfrentando é encontrar o paradeiro de um dos quadros perdidos de Édouard Lefréve, “a garota que você deixou para trás”.
     Quando Liv decide dar uma volta para espairecer, ela acaba bebendo um pouco além da conta e conhece Paul, no meio da conversa dos dois ela nota que sua bolsa foi roubada, e desespera-se, mas Paul se oferece para ajuda-la a voltar para casa. Depois de uma noite bem estanha, eles decidem encontra-se de novo, mas desta vez Liv quer estar sóbria.
     Devido a um incidente Paul acaba descobrindo que o quadro que Liv possui em casa é o que está constando em seu ultimo caso. Depois desse ultimo encontro, Paul parece sumir da vida de Liv, até que esta recebe uma intimação para comparecer a empresa onde Paul trabalha.
     Liv se vê obrigada pela justiça a devolver o quadro, obviamente ela não aceita bem a noticia, e se prepara para defender com unhas e dentes o presente tão amado. Ela realmente embarca na vida de Sophie e decide saber o que aconteceu, ela passa a se importar com o que aconteceu com aquela mulher tão jovem e forte. Liv começa a desenvolver uma força de vontade que até ela própria duvida mas acaba seguindo em frente, será que Liv vai conseguir ficar com “a garota que você deixou para trás”? Como ficará o seu relacionamento com Paul?


     O livro é muito bem escrito, foi o segundo livro que li da autora, e realmente me surpreendi, no inicio a narrativa era um pouco cansativa, mas depois de algumas páginas eu já não conseguia mais desgrudar do livro, é uma história muito bem escrita, com personagens bem desenvolvidos e com um enredo riquíssimo, a todo momento o leitor sabe o que está acontecendo. É um romance maravilhoso, doce, e forte.



                                                                         Beijos, Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário