20 de abril de 2014

Resenha: A menina que roubava livros - Markus Zusak



O livro conta a história de Liesel Meminger, uma menina que escapou da morte três vezes. A história é narrada pela própria morte, que se mostra muitas vezes melancólica e outras vezes alegre.
A morte conta das três vezes que Liesel escapou dela com sucesso. Tudo acontece em uma pequena cidade chamada Molching, próxima a Munique, onde a menina é deixada por sua mãe em um lar de criação, a primeira grande perda de Liesel, foi a morte de seu irmãozinho, mas apesar de ser muito triste, foi a partir desse acontecimento que ela “rouba” seu primeiro livro: O manual do coveiro. Apesar de não saber ler nem escrever, Liesel se apega demais ao livro.
A menina com o passar do tempo se acostuma com sua nova família, Hans e Rosa Hubermann, e também faz grandes amigos, em especial um garotinho bem magro com os cabelos cor de limão, chamado Rudy Steinner, e um ótimo boxeador judeu, Max Vandenburg, sem falar da belíssima esposa do prefeito, Ilsa Hermann.
A medida que Liesel vai crescendo, sua vontade de aprender a ler cresce junto, com a ajuda de seu pai Hans, ela aprende a ler e a escrever. Muitas coisas vão acontecer nesse meio tempo, mas a menina com muito esforço aprende a ler.
Ao longo do tempo, vai adquirindo seus livros, de uma forma um tanto estranha. Vai fazendo amizades por onde passa, em muitos trechos, a narrativa nos faz ficar emocionado, com raiva, alegres e muito mais...



O autor Markus Zusak nos deu uma linda história de presente, o livro me emocionou bastante, o indico para todos. O desfecho da história e o desenrolar dos acontecimentos me deixou de boca aberta...


                                     
 Beijos, Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário