17 de setembro de 2016

RESENHA: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares – Ransom Riggs


     O livro inicialmente nos apresenta a monótona vida de Jacob Portman e a sua habilidosa forma de tentar ser demitido, mas o cenário da história muda quando o menino recebe uma ligação estranha de seu avô, Abe Portman. Jacob cresceu com o seu avô contando história magnificas sobre o orfanato onde ele cresceu. Um lugar onde tudo era possível, onde as pessoas tinham poderes, um lugar onde todos eram especiais. Mas toda essa maravilha acabou quando monstros apareceram e tentaram acabar com tudo. 
     A medida que Jake foi crescendo essas histórias não passavam de contos de fadas ou devaneios de um veterano senil da Segunda Guerra Mundial. As convicções do menino são postas a prova quando este encontra o corpo de seu avô, e os monstros que antes perseguiam Abe passaram a perseguir Jacob. Depois de diversos psiquiatras, a família Portman enfim acha um que parece entender as aflições de Jacob, e concorda com o desejo do menino de viajar até uma ilhota no País de Gales, onde se encontrava o orfanato onde o Avô do menino crescera. Afinal o que melhor do que um choque de realidade para fazer uma pessoa voltar a enxergar o mundo como ele é?
      Quando Jacob e seu pai chegam a ilha, logo vê que as pessoas que ali viviam ainda tinham costumes do século passado, tudo parecia estagnado no tempo. A medida que o garoto vai explorando a ilha ele encontra destroços de um lugar que em algum momento fora chamado de Orfanato, e assim todas as esperanças de encontrar algo sobre o passado de seu avô se esvaíram. Até que em mais uma de suas visitas, Jacob é surpreendido por uma menina com roupas estranhas e outra crianças menores que eram mais estranhas ainda.
      Logo após o susto inicial e depois de uma longa explicação, Jacob conhece as pessoas de que seu avô tanto falava, todas as histórias eram verdadeiras. Um tempo depois, o menino é apresentado a Srta. Peregrine a diretora do orfanato, ou melhor, dizendo a Ave que fuma cachimbo, era assim que Abe se referia a ela. A mulher estranha logo decide dizer a Jacob toda a verdade que o avô não conseguira contar a ele. Assim como todos ali e seu avô, Jacob também era um peculiar, com um dom muito raro, assim como Abe o garoto podia ver e sentir os acólitos e etéreos, ou melhor, os monstros que seu avô tanto dizia.
      A pergunta que martelava na cabeça de Jacob era como todas aquelas crianças ainda continuavam vivas de jovens depois de anos? A resposta eram apenas duas palavras: Fendas do Tempo. Quanto mais tempo passa com aquelas crianças mais Jacob aprende sobre o avô, sobre o universo peculiar e sobre ele mesmo, enfim ele compreende que não estava ficando louco, que o que matou seu avô foi um dos monstros que agora ele tinha que deter.
      Os poderes e a coragem de Jacob são postos a prova quando o impensável acontece e a Srta Peregrine é sequestrada por um etéreo, será que Jacob e as crianças poderão salvar a única que pode manter a fenda do dia 3 de setembro de 1940 aberta?


     O livro tem uma narrativa espetacular, muitas pessoas podem achar cansativa, mas creio eu que se fosse de maneira mais fluida não poderíamos absorver todas as informações de modo significativo, por que afinal, crianças com poderes, mulheres que viram falcões não é algo fácil de assimilar. É o livro de estreia de Ransom Riggs, os personagens são incríveis e bem estruturados, e a descrição de cada um somada as foto peculiares que tem no livro fazem você entrar verdadeiramente na história. Quem acha que é livro de terror está tremendamente enganado, o livro é fantasioso e mágico, seja peculiar você também!


OBS: A data de estreia da adaptação cinematográfica do livro está prevista para o dia 29 de setembro desse ano. #TáBemPertinho. O filme conta com um elenco maravilhoso, dentre os atores Asa Butterfield (Bruno em O menino do pijama listrado)e Eva Green (Angelique, de Sombras da noite), sem falar do digníssimo Tim Burton na direção do Filme.

OBS 2: O livro até então tinha eu direitos autorais pela editora Leya, mas a Intrínseca que vem publicando os outros volumes da série, comprou os direitos e lançará a nova edição do livro em capa dura no mês de Novembro desse ano. 




                                                  Beijos, Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário